top of page

Conhecendo a opção que você nem sabia que poderia ofertar para seus filhos

Atualizado: 16 de mar. de 2023

O homeschooling, ou educação domiciliar, permite a forma de ensino mais particularizada possível. Pais e tutores desenvolvem metodologias próprias para ensinar cada filho e maximizar o processo de aprendizagem.



Alguns dos principais benefícios serão explicados, enquanto as principais desvantagens das escolas também serão apontadas para que haja reflexão. Não somos contra o sistema escolar, somos a favor do direito a educação familiar.


Diante desta realidade, a principal dúvida das famílias é se o homeschooling é permitido ou não. Esta questão possui várias nuances e será abordada em outro blog, não deixe de ler.


A prática é mais forte, por exemplo, nos EUA, Canadá e Austrália. Muitos pais não confiam nas escolas, educam em casa por preferência religiosa, evitam o problema do bullying e também o problema da violência nos colégios.


-Homeschooling no mundo.

O ensino doméstico era comum antes da institucionalização das escolas estatais, no século XX. As escolas, como são conhecidas hoje, surgiram no século XII, na Europa, criadas pela Igreja Católica. O sistema de um professor ensinando diversas crianças é uma criação medieval.

É o que explicam Carlota Boto e Cecília Cortez, professoras de educação da USP. As escolas surgiram na Idade Média como uma forma da Igreja fazer caridade com as crianças que não tinham acesso a ensino personalizado, como o homeschooling.


Porém, o sistema escolar era apenas uma opção, não visava ser a regra. Padres e Bispos do Brasil colonial auxiliavam famílias no ensino domiciliar. O ensino doméstico e personalizado era o mais comum entre os sábios gregos da Antiguidade. Os sumérios antigos também adotavam o ensino familiar.


Na modernidade, grandes cientistas e intelectuais tiveram a educação básica na modalidade do homeschooling. Alguns dos principais intelectuais que estudaram através do homeschooling são:

-Albert Einstein;

-Benjamin Franklin;

-Thomas Edison;

-Erwin Schroedinger;

-Willard Boyle;

-Soichiro Honda.


Atualmente, o homeschooling é legalizado e praticado em países de primeiro mundo, como:

-Estados Unidos;

-Suíça;

-Austrália;

-Bélgica;

-Noruega;

-Portugal;

-Canadá.

5 visualizações

Comments


bottom of page