top of page

Como é o homeschooling no Brasil?

O homeschooling já é praticado no Brasil em aproximadamente 35 mil lares.


A prática não consta na Constituição, mas um fato é claro e evidente: não é proibida.

A discussão sobre a legalidade do ensino domiciliar ainda é uma questão muito controversa, o que faz com que muitas famílias tenham receio de iniciar a prática e outras até são denunciadas (muitas vezes pelos próprios familiares), mesmo quando estão proporcionando uma educação de boa qualidade aos filhos.


A partir daí surge a necessidade de entender bem sobre o que é homeschooling, para saber se posicionar e evitar problemas.

Em primeiro lugar, deve-se saber que ainda não existe uma lei federal que regulamente o ensino domiciliar. Por esta razão, alguns estados e municípios já estão regulamentando o homeschooling em seu território.

No Brasil, as escolas seguem as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que propõe competências e habilidades a serem desenvolvidas ao longo da educação básica.

O debate sobre o que é homeschooling, como fazê-lo e se é permitido ou não, é recente.

Como o tema já foi amplamente debatido nos Estado Unidos, muitos estudos já comprovam a adequada socialização das crianças homeschoolers. Isto pode simplificar o debate em lugares onde ainda há resistência ao modelo.

Outra contribuição para o tema vem do próprio mercado de trabalho. Já existem estatísticas sobre a grande receptividade dos empregadores às crianças que foram educadas em casa. Em geral, elas possuem maior autonomia do que as que foram formadas na escola.


Certificações, ou histórico escolar da Educação Domiciliar

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), é GRATUITO e oferece o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. O exame é aplicado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o mesmo órgão que aplica o Enem.



Quem pode fazer o Encceja?


O Encceja é destinado a adolescentes, jovens e adultos que desejam receber o diploma de conclusão da Educação Básica — seja para o Ensino Fundamental ou para o Ensino Médio.


O que preciso para fazer o exame?

Para a certificação de Ensino Fundamental: o candidato precisa ter completado 15 anos até o dia da realização da prova;

e a Certificação de Ensino Médio: o candidato precisa ter completado 18 anos até o dia da realização da prova.

4 visualizações

Comments


bottom of page